Castanho
Naturalidade é a palavra-chave da temporada. Ponto para as clássicas morenas, of course. Mas nada de tons chapados e sem graça.
Os castanhos - médios ou escuros ganham vida nova com pitadas de marrom, caramelo, dourado, cobre e vermelho. "O verão pede luminosidade. Misturar os tons certos dá leveza até ao cabelo mais comprido, a paixão brasileira. O da top Isabeli Fontana, por exemplo, foi tonalizado com sof caramel, o novo castanho, e recebeu highlights de um tom que puxa para o acobreado. Até os cachos ganham luz com mechinhas ou coloração nas pontas", diz Marco Antonio de Biaggi, o cabeleireiro das estrelas, do MG Hair, em São Paulo.
* Castanho, mas nem tanto
Considerando o mais versátil e democrático dos tons - combina com todos os tipos de pele e fica bem em todas as mulheres -, ele pede poucas intervenções para renovar: uma coloração castanho-avermelhada, por exemplo, tira o ar sério de um corte clássico; pitadas de caramelo e marrom têm o poder de suavizar fios pesados e volumosos; sobre uma base escura, marrom ou chocolate, algumas poucas mechas de vermelho escuro ou acobreado dão um toque sexy ao visual.
* Firme e forte
Diferentemente dos ruivos e loiros, o castanho é menos sujeito a desbotamentos.
Mas, exposto a um ressecamento intenso (fato comum por causa de nosso clima tropical), pode ficar levemente alaranjado (e, as vezes, avermelhado) e opaco. Opte por xampus e condicionadores que mantenham e prolonguem a cor, leave-ins para recuperar o brilho e produtos com antioxidantes e filtro solar.
*Sinal de alerta
Se optar por uma tonalidade mais escura, consulte um especialista. 'Uma sobreposição de cores pode deixar uma aparência manchada ou dar um efeito chapado, monocromático, que acaba pesando e envelhecendo a expressão', diz o top colorista Yuha Antero, de São Paulo
Loiro
Ok, o inverno foi das loiras geladas, com seus looks glaciais, ou seja, os tons platinados nos fios. Para o verão, porém, os ice blonde saem de cena e voltam os velhos amigos dourados - que, cá entre nós, amamos tanto!, "A diferença é que o novo loiro surge com nuances de bege ou areia, uma cor intermediária entre os tons frios e quentes, deixando as golden girls mais elegantes e naturais", explica o colorista Yuha Antero, de São Paulo.
*Loiro, mas nem tanto
Não é preciso entrar de cabeça nas nuances claras para ficar na moda. Neste verão Yuha sugere opções mais sutis, mas que têm um efeito poderoso: loiro-escuro levemente acobreado dá estilo, especialmente aos curtos; dourados e acobreados no alto da cabeça, sobre bases castanho-claras ou loiro-escuras; criam a ilusão de mais volume para os fios ralos; bege-dourado e loiro-claro renovam uma base muito amarela: tons como caramelo, amêndoa, camomila e mel valorizam as peles bronzeadas sem o risco de exibir um look artificial.
*Firme e forte
A loirice compensa, más dá trabalho e exige cuidades especiais. Os processos de descoloração costumam fragilizar os fios, deixando-os vulneráveis a quebras. Além disso, é muito comum que fiquem opacos e ásperos. O ideal é optar por linhas destinadas para fios claros - elas contam com produtos à base de pigmentos especiais que evitam o amarelado e o alaranjado, além de ativos eficazes para recuperar o brilho e a maciez do cabelo.
*Sinal de alerta
"Ser loira vicia! Mas tem que ter cuidado. Se ao olhar no espelho você se achar mais envelhecida, é hora de corrigir a cor", alerta Marco Antonio. "Por isso, eu e o Yuha trabalhamos com mistura de tons", completa o expert. E nada de tingir as sobrancelhas da mesma cor que os cabelos. Elas podem ser mantidas escuras ou clareadas de leve (apenas um tom). Desde que não sejam pretas!
Ruivo
Nem só de vermelhos e alaranjados flamejantes vivem as ruivas. Embora os vermelhos-vivos estejam casa vez mais presentes nas cartelas de coloração de diversas marcas, há versões alternativas para quem não abre mão de uma cabeleira incendiária, mas cansou da versão carmim. "A gama de acobreados esquenta o tom da pele, especialmente o das mulheres com pele amarelada e aquelas um pouco mais morenas. O vermelho puro vivo, combina com as branquinhas e é mais usado no inverno', afirma o hairstylist Murilo de Souza, de São Paulo
*Ruivo, mas nem tanto
Os acobreados e vermelhos escuros, mas fechados, também podem ser usados em mechas sobre uma base mais escura, como chocolate e o castanho. O mix funciona especialmente para mulheres que têm um corte com base reta, no estilo Chanel, com pontas desfiadas. "Ao menor movimento da cabeça o mix de cores garante um lindo efeito", opina o expert.
*Firme e forte
Por mais avançadas que sejam as formulações de colorações e tonalizantes, quem adere ao visual hot reclama do desbotamento. A questão é simples: o pigmento vermelho é o mais artificial que existe. Por isso que ele vai embora tão rapidamente quanto é absorvido pelo fio. "Recomendo xampus próprios para cabelos coloridos, uma tonalização semanal para manter a cor firme e o brilho intenso, e o uso de produtos com filtro solar", ensina Murilo.
*Sinal de Alerta
Vermelho não combina com... vermelho. Nem pénse em misturar várias nuances do mesmo tom na cabeleira. "Fica over. Até meio cafona. Já os tons acobreados, a coisa muda de figura: dourados e marrons combinam perfeitamente com ele", assegura Murilo. Também não vale tingir as sobrancelhas na mesma tonalidade que escolheu para os cabelos - no máximo, um clareamento de dois tons, mantendo a cor original dos pelos.
Fonte: Revista Elle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário