quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Como organizar seus armários de roupas.
Um armário bem organizado, com todas as peças bem divididas é o sonho de muita gente. As roupas ficam com aparência impecável. Como se tivessem acabado de sair da loja. Mas fique tranqüila, você pode ter seu armário muito bem arrumado, basta seguir as orientações .
Você olha para o seu e pensa que não cabe mais nada. As vezes uma disposição melhor das peças traz um ganho significativo de espaço.
Na correria do dia a dia, você nem encontra o que quer usar. Sai para trabalhar e lembra que se esqueceu de colocar aquele lenço de seda lindo, que combinaria perfeitamente com a roupa que você está usando, mas como nunca sabe onde ele está, esquece de usá-lo.
Pegue um dia de folga, coloque uma roupa confortável e ligue o som. Escolha músicas alegres, que você goste muito e prepare-se para mudar sua vida. Pelo menos em relação as suas roupas.
Separe por cores
Uma dica bastante comum é a de separar suas roupas por cores e por peças também. Exemplo: todas as camisas penduradas, uma ao lado da outra, mas seguindo a disposição das cores. Você cria um degradê com elas. Branca, amarela, laranja, azul claro, azul escuro, preta e assim por diante.
Se você tem poucas gavetas, utilize caixas bonitas com cores que combinam entre si e guarde suas meias, bijuterias e lingeries.
Iluminação
Os armários, feitos em madeiras escuras, costumam ficar mal iluminados com a luz do quarto, dificultando que se encontre a peça que queremos. Uma dica é colocar lâmpadas, dentro deles, que podem acender automaticamente quando se liga a luz do aposento, no caso de armários sem portas, ou quando se abre a porta dele.
Se não houver tomadas que possibilite uma instalação adequada, você pode utilizar lâmpadas que funcionem com bateria. Um armário ou closet bem iluminado facilita na hora de encontrar a roupa e também no momento de fazer a limpeza do mesmo.
Vamos começar a organização.
Antes de começar, separe roupas e sapatos de estação, que você tem certeza que não irá usar agora e guarde-as em sacos de lixo escuro, até a próxima temporada. Para as peças de lã e seda, faça furinhos no saco, elas precisam respirar. Esteja certa de que as peças estão limpas. Não guarde peças que foram usadas sem lavar, pois podem se danificar.
Porque saco de lixo escuro? Eles impedem a ação da luz e mantém suas roupas protegidas de se tornarem amarelas ou mofarem, por estarem guardadas. No inverno, guarde seus shorts, vestidinhos leves e roupas de praia. No verão, guarde suas roupas de couro, casacos, calças de lã, botas, gorros, luvas, etc.
Com isso você ganha espaço para organizar melhor as roupas que está usando e as que eventualmente vier a comprar. Você pode guardá-las num maleiro.
Também analise com isenção de sentimentalismos, o que realmente você não usa mais. Por que não serve, ou está precisando de algum conserto? Já está guardado a tanto tempo e você sobreviveu sem eles, então passe pra frente. Para outras pessoas pode ser útil e dizem que quando nos desfazemos de coisas que não usamos mais, abrimos caminho para que novas apareçam.
Mais uma dica, se não usou no último ano, talvez não use mais.
Os armários além de cabides, necessitam de acessórios, como: caixas, cestos e suportes para cintos. Capriche neles e tudo ficará mais organizado!
Os cabides devem ter boa qualidade. Alguns, as vezes vem com rebarbas e danificam suas roupas. Escolha todos do mesmo material e cor, assim deixam seu armário mais bonito.
Separe seu armário por setores. Exemplo: Setor de peças mais longas, como: vestidos, casacos, túnicas e robes. Depois setor de camisas e blazers. Depois de calças, saias, etc. Fica mais organizado e fácil para encontrar as roupas.
Gavetas ou colméias - São ideais para você colocar suas peças miúdas, como lingerie, meias, lenços, suéteres, camisetas e shorts. Se forem grandes, você pode criar espaços com divisórias e caixas, organizando melhor ou ainda separar uma gaveta só para suas calcinhas e soutiens, separados por cor. Forme conjuntos, colocando a calcinha dentro do bojo do soutien.
As meias de lã e algodão podem ficar juntas. As meias finas devem ser mantidas em sacos plásticos para não desfiarem e guardadas no mesmo local. As outras meias, de preferência dobradas. Quando você as fecha como um casulo, o elástico acaba esticando.
Camisetas e pijamas podem ser guardados enrolados, pois não amassam se mantidos dessa forma. Se você dispõe de mais espaço, coloque-os dobrados. Se você possui prateleiras ou colméias, podem ser separados por cores. Fica bonito e fácil de localizar a peça que você quer.
Suéteres e blusas de frio, também em gavetas.
Roupas de ginástica em gavetas ou coméias, pois são miúdas e geralmente não amassam.
Penduradas no armário - Disponha as roupas por setores, como mencionado antes. Vá arrumando por tamanho. Um exemplo: vestidos longos e normais, sobretudo, blazers, conjuntos, camisas e por fim as calças compridas. Tudo em cabides.Então já temos uma seqüência do maior para o menor. Faça o mesmo com as cores: dos mais escuros para os mais claros. E o mesmo com blazers, conjuntos, camisas e calças. Se afaste um pouco e olhe seu armário. Está harmonioso?
Então, estamos no caminho certo. Se não, o que não ficou legal? O tamanho das peças? A disposição das cores? Pense e tente ver o quer lhe agrada mais e corrija.
Sapatos - A parte baixa do armário pode ser organizada para colocar os sapatos. Existem caixas com uma janela transparente, onde você vê o sapato. Então coloque todos em caixas e arrume um sobre o outro. Será fácil localizá-los e estarão protegidos. Outra opção são caixas com etiquetas, assim você poderá escrever qual o tipo de sapato e sua cor. Ficará fácil de localizar o par que quiser usar. Forme pilhas com as caixas. Você ganha mais espaço.
Se não tem espaço, arrume-os um ao lado do outro. Se precisar, coloque um em cima do outro, protegendo com um tecido de tela. Evita que se risquem e mantém a ventilação. Esse tecido você compra por metro em lojas de tecidos.
Bolsas - Prateleiras ou colméias são boas para acomodar suas bolsas. Mantenha o enchimento de papel que acompanha as bolsas quando você a compra, elas permaneceram mais bonitas por um tempo maior. Arrume uma parte do armário, que seja uma prateleira e arrume-as, uma ao lado da outra, seguindo um padrão de tamanho e cor. Você também pode pendurá-las em um mancebo. Eles ocupam pouco espaço.
Sacos de TNT também são excelentes para guardar e proteger bolsas e sapatos. Lojas que vendem esses itens costumam entregá-los nesses sacos. Guarde-os e use-os!
Pequenos Itens - Lenços, echarpes, luvas, cachecóis e bonés; podem ser guardados em gavetas ou colocados todos juntos em caixa ou pendurados no armário.
Alguns armários têm prateleiras ajustáveis, o que ajuda a planejar o espaço para cada setor.
Em lojas de materiais de construção você encontra aramados, caixas, prateleiras que podem ser adaptados ao seu espaço e necessidade.
Algumas dicas
Se usar bolinhas de naftalina, não deixe que elas toquem a roupa. Coloque dentro de meias velhas. Se suspeitar que traças estejam passeando pelo seu armário, tire tudo e coloque para tomar sol. Passe um pano úmido com sabão neutro no seu móvel. Depois de bem seco, retorne com suas peças.
Use também um desumidificador ou sílica gel dessecante para eliminar o mofo de seu armário. Você encontra em lojas de material de construção ou na internet.
À medida que você for usando seu armário ou closet, você vai sentindo que peças ficam melhor em um determinado espaço e vai adequando a sua necessidade diária.
Nossas roupas são objetos extremamente pessoais, reflete nosso humor e nossa personalidade. Devem ser tratadas com muito carinho.
Um armário organizado é sinal de uma vida organizada. As coisas fluem com mais facilidade a nossa volta, inclusive a felicidade. Vamos, seja feliz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei a matéria. Ótimas dicas, fiquei ansioso por organizar meu armário.
ResponderExcluir