quarta-feira, 14 de março de 2012

Como se Vestir no Trabalho.


Uma regra básica para escolher a melhor roupa para ir trabalhar é lembrar que o que deve chamar atenção é o seu trabalho e não seu corpo.

É importante tomar cuidado, com comprimentos, decotes, transparências, estampas e cores muito chamativas. É claro que depende do tipo de formalidade do ambiente, mas em geral, você só tem a ganhar se optar sempre pela elegância. Ter estilo próprio e adequá-lo aos compromissos do dia-a-dia traz benefícios como auto-confiança, economia de dinheiro, além de abrir portas para ajudar a guinar a carreira

Um guarda-roupa eficiente no dia-a-dia tem cerca de 70% das peças para serem usadas no trabalho, e as demais para o lazer. "As peças básicas são as que mais costumam faltar".

As regras de vestimenta de um banco não valem para uma agência de publicidade. No entanto, propõe um questionamento. “Você deixaria um gerente administrar sua grana se ele trabalhasse de bermuda?.”

Diante desta flexibilidade, é necessário tomar alguns cuidados para que, mesmo com a liberdade na hora de se vestir, não cometer gafes nem ser motivo de comentários maldosos. Confira algumas dicas de como se vestir no trabalho:

Homens:
• Em empresas mais tradicionais e conservadoras, o uso do terno é essencial. Observe o ambiente de trabalho para saber se o uso apenas do paletó ou da camisa social é viável.
• Evite ternos de cores muito claras. No ambiente de negócios, dê preferência a cores como o preto e o azul. São cores que transmitem seriedade.
• Se o lugar onde trabalha permitir o uso do jeans, procure utilizá-lo sem tender para o estilo esportivo. Não abra mão do sapato nem da camisa social. A permissão para usar o jeans não é um atestado de que a empresa aceita funcionários “descolados”.
• Se a empresa não faz muitas exigências quanto ao vestuário, o jeans e camisa pólo sempre formam uma boa combinação. Até mesmo camisas de malha – desde que não seja aquela velha e surrada – caem bem com sapatênis ou tênis.
• Se você trabalha em alguma agência de publicidade, de comunicação digital ou em uma empresa de TI que se espelha no Google, você é uma pessoa de sorte. Desde que autorizado, você pode trabalhar de tênis, bermuda e camiseta de malha, menos regata, que só é bem vista na praia ou na academia.


Mulheres:
• Antes de tudo, evite decotes, transparências e roupas que possam soar vulgares.
• Assim como no caso dos homens, em empresas tradicionais, o “terninho” é a melhor opção.
• Evite: bijuterias extravagantes, perfumes fortes, unhas compridas e maquiagem em excesso.
• Saias são elegantes e femininas, mas tome cuidado com o tamanho. Saias muito curtas são vulgares, já as longas deselegantes.
• E como acontece com os homens, se a empresa permite, o jeans é aceito.



Dicas para todas, mas especialmente que trabalha em locais informais:
- Em geral, o que você usa na praia, na balada, na academia e em casa não é apropriado para ir trabalhar.
- Usar ombros de fora depende muito do local de trabalho, mas alça do sutiã aparecendo não é nada elegante. "Se está de regata pode usar um colete para não ficar com os ombros tão de fora", sugere.
- Melhor não usar roupas que fazem com que você fique se ajeitando o tempo inteiro.
- No verão, se você não conseguir evitar a rasteirinha, ao menos opte pelos modelos que possuem amarras, assim impede que você arraste os pés ao caminhar.
- Vale investir em uma calça jeans boa por causa do caimento. Modelos bem tradicionais, sem bordados nem bolsos extras, são uma opção mais elegante.
- Se for usar tênis, não use o mesmo que você vai para a academia.


Estar vestido de acordo com o que é praticado dentro da empresa é fundamental para ter uma boa imagem.

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